Transformando a equipe comercial para 4.0.

Assim como os vendedores tradicionais, o time comercial 4.0 deve entender as necessidades do consumidor e saber todos os detalhes sobre o produto que oferece. Porém, o grande diferencial é que esse profissional sabe fazer uso da tecnologia (principalmente das redes sociais) tanto para se comunicar com os seus clientes quanto para, de fato, vender uma mercadoria ou solução.

 

O vendedor 4.0 é fundamental porque as indústrias e as lojas também se transformaram com a 4ª Revolução Industrial, afinal, tudo está repleto de robôs, máquinas e algoritmos. Esse profissional, portanto, é responsável por tornar a experiência de compra humanizada.

Nesse cenário, estabelecer uma boa relação faz toda a diferença. O cliente precisa se sentir encantado e acolhido ao fazer uma compra online como se estivesse tendo uma experiência dentro de uma loja física com um vendedor ao seu lado, por exemplo.

 

Uma mercadoria bastante útil hoje pode entrar em desuso em pouco tempo. Tudo isso dificulta o trabalho de quem é responsável pelas vendas. Nesse contexto, é necessário um novo perfil de profissional, com características capazes de driblar os obstáculos do mundo moderno. O vendedor 4.0 precisa ser:

 

➡️Empático e entender as necessidades do cliente, ou seja, colocar-se no lugar de quem está enfrentando dificuldades para realizar a compra e tentar ajudar;

 

➡️Criativo, pois os clientes estão cansados dos vendedores frios e robóticos, que só sabem ler a descrição de um produto. Portanto, o vendedor 4.0 deve saber vender de uma forma diferente e mais próxima do consumidor;

 

➡️Sincero, logo, se o produto tem algum ponto negativo, é melhor falar no momento da venda que deixar para o cliente descobrir sozinho. Os consumidores confiam mais em vendedores autênticos e que dão a sua real opinião sobre mercadoria.

 

Essa não é a última revolução industrial, logo, surgirão novos perfis de vendedores e nós da Marshal, estamos prontos para te ajudar em tornar seu time comercial campeão!

Até a próxima,

Ricardo Oliveira
Diretor comercial

Agência Marshal – Business Communication Intelligence

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