Transformação digital na indústria

De maneira geral, pode-se dizer que o avanço da humanidade sempre esteve relacionado às transformações tecnológicas, e elas têm sido fundamentais nas mais diversas áreas da nossa rotina diária. A indústria, claro, está inserida nessas transformações e vem recebendo muita influência tecnológica.

 

Ao longo da nossa história, muitas revoluções ocorreram nesse campo da tecnologia. As fases da Revolução Industrial, deixaram marcas e benefícios, além de problemas que surgiram para serem solucionados. E, atualmente, vivenciamos a Quarta Revolução, conhecida pela concentração de tecnologias físicas, biológicas e digitais.

 

A dinâmica nas indústrias demanda tecnologia, os gestores desse segmento necessitam de ter uma visão panorâmica de tudo o que acontece no dia a dia operacional. Combinando mentes e máquinas, pode-se perceber a força que a tecnologia projeta nas indústrias. Dispositivos inteligentes unidos a trabalhadores qualificados, resultam em aumento da produtividade e da eficiência no andamento dos serviços realizados nas indústrias. 📊

A interconectividade entre pessoas e empresas, hoje em dia, estreita as relações e agiliza a transmissão de dados em tempo real. Isso é imprescindível para o crescimento e fortalecimento do setor industrial, mercadológico e econômico de um país.

 

Por outro lado, é necessário enfatizar que os empreendimentos (e empreendedores) precisam reconhecer suas limitações e se preparar para aderir às mudanças e adaptações necessárias, a fim de usufruírem de todos os seus benefícios.

 

De acordo com muitos especialistas no assunto, alguns impactos da transformação digital na indústria já podem ser percebidos. Ao contar com um arcabouço moderno de soluções, serviços e recursos, tais como robôs inteligentes, drones, sistemas de alta complexidade técnica (inclusive com inteligência artificial), tecnologias de sensores, entre outros, as empresas do setor da manufatura conseguem:

 

🔷🔹Melhorias na integração de processos por meio da combinação de sistemas e aplicativos inteligentes;

 

🔷🔹Ganho de eficácia operacional na produção de produtos, logística, entre outros;

 

🔷🔹Potencialização da inovação por meio de captação, ordenamento e análises rápidas e precisas de dados internos e externos (de mercado, de redes sociais) para prever padrões de comportamentos dos consumidores, por exemplo;

 

🔷🔹Melhor aproveitamento de recursos (insumos, ferramentas, maquinário, etc);

🔷🔹Mais motivação dos colaboradores, que passam a ter seu dia a dia de trabalho mais inteligente e funcional;

 

🔷🔹Ganho de satisfação dos clientes e, consequentemente, de reputação corporativa;

 

🔷🔹Mais velocidade para responder às demandas de mercado e perceber a movimentação da concorrência etc.

Até a próxima,

Ricardo Oliveira
Diretor comercial

Agência Marshal – Business Communication Intelligence

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart