Setembro Amarelo, porque é tão importante em 2020?

2020 o ano que mudou tudo

Como a pandemia contribuiu para as doenças mentais.

Parecia que seria um ano comum, com expectativas, sonhos e projetos a caminho, empresas expandindo, pessoas estudando e fazendo planos, viagens marcadas, realizações planejadas e a economia mundial em crescimento exponencial?

De repente surge a pandemia do coronavirus e vira tudo de ponta cabeça, para algumas pessoas a vida não mudou muito, mas para a grande maioria das pessoas, a instabilidade emocional, social e econômica se instalou de tal forma, que esse movimento abrupto causou danos mentais e financeiros irreparáveis.

Ao mesmo tempo em que a crise é algo triste e assustador, ela também é passageira e traz lições aprendidas. Nos força em sair da zona de conforto e tomar um novo rumo por mais difícil que possa parecer. Algumas pessoas não têm a mesma facilidade que outras no tratamento de suas emoções e dificuldades, necessitando de maior apoio emocional e mental.

A crise chega a ser tão avassaladora para essas pessoas de modo que, o mundo fica preto e branco e é como se o chão tivesse desabado, não há saída, a dor é intensa e a vontade de sumir, de desistir, de acabar com tudo é constante. O que essas pessoas não sabem, é que na dor, processos químicos ocorrem mais em nosso cérebro, enquanto que outros processos químicos que deveriam acontecer, deixam de acontecer, mudando as conexões neurais e acarretando em transtornos mentais, psicológicos e físicos muito drásticos.

Não há quem se sinta confortável no meio de uma crise, é o mesmo que esperar que alguém fique tranquilo no meio do mar bravo dentro do olho do furacão?, mas se a situação já está difícil, piorar é muito simples não é mesmo? Então, talvez a melhor saída, seja dividir um grande problema em partes menores para facilitar sua solução, vamos exemplificar para que fique mais clara explicação:

Problema geral – crise

Problemas acarretados pela crise:

?Falta de dinheiro;

?Doenças mentais;

?Ficar se auto-culpando/auto-punindo;

?Ansiedade;

?Estresse.

Citamos acima exemplos de problemas comuns causados em uma crise como a do coronavirus, vamos pensar juntos em como resolver cada um deles? ?

Pois todos de uma vez será bem mais difícil de resolver não é mesmo? Muito bem, falta de dinheiro é algo que acarreta ansiedade, tira o sono e nos deixa muito nervosos, mas não é o fim do mundo, nossa vida tem mais valor que a conta bancária acredite! ✨

Pague as contas essenciais, o que não for essencial renegocie e não se culpe por isso, muitas pessoas estão passando pela mesma dificuldade. Se nem as contas essenciais você está conseguindo pagar, não fique com vergonha, peça ajuda a família e amigos, não se esconda e nem sofra sozinho, e se não houver ninguém que possa te ajudar, consulte os programas sociais de seu município e país, que neste momento difícil, auxílios e benefícios estão sendo oferecidos.

Busque pessoas e grupos na web que estejam na mesma situação que você, não coloque na cabeça que você é o único nessa, apoio é importante para encontrar motivação em seguir em frente. As doenças mentais são perigosas e tornam a vida insustentável, fale com alguém, e se estiver com vergonha ou não quiser ir até um centro de saúde público, ligue para o CVV – CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – 188, a ligação é gratuita e sigilosa e eles atendem 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Não fique se auto-culpando/punindo esse momento é global, e você não está sozinho! ??

Combata a ansiedade e o estresse com atividades físicas, ocupe a mente, vá passear com seu animal de estimação, faça uma caminhada, leia um novo livro, jogue um novo jogo, faça uma receita bacana na cozinha, ou um curso online gratuito, há várias instituições oferecendo materiais gratuitos nesse momento de crise. Renove as energias e siga em frente, pois já dizia o ditado das nossas bisavós não há mal que dure para sempre ??‍?

Baixe as nossas dicas para ter uma boa saúde mental

Até a próxima,

Ricardo Oliveira
Diretor comercial

Agência Marshal – Business Communication Intelligence

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart