Seja a primeira opção no mercado!

Seja a primeira opção no mercado!!

Tudo que você precisa saber, para melhorar a aceitação de mercado para seu produto.

Em meio a diversos produtos e serviços no mercado brasileiro, ter um produto que vem na lembrança do cliente é algo gratificante e altamente lucrativo. Mas diante de todo o cenário atual que vivemos, será que é possível alcançar esta meta?

A resposta é sim! Obviamente isso não acontece do dia para a noite, entretanto, quando um produto ou serviço precisa ganhar maior relevância no mercado existem alguns fatores essenciais a serem observados para que exista de fato um reconhecimento do público.

O primeiro ponto importante é saber qual a opinião que o consumidor tem do seu produto ou serviço. Mas apenas ter essa informação em mãos não significa muita coisa, é necessário agir! Se houverem problemas, procurar corrigir, se for falta de distribuição rever os distribuidores, se for preço alto não baixe o preço! Mostre o valor agregado do produto!

Outro ponto importante é saber se uma fatia grande do seu mercado sabe que você existe, ou seja, sua marca é reconhecida diante do seu público alvo? É claro que já estou presumindo que você tem seu público alvo bem definido. Se a resposta for sim, ótimo, se não, interrompa a leitura e reflita sobre isso até saber na ponta da língua, quem é seu público. Muitas das vezes me deparo com empresas e produtos que estão há anos no mercado e o CEO tem a convicção de que é a bolacha mais gostosa do pacote e que são mais conhecidos do que nota de um real. Pois é, normalmente são exatamente esses que são os menos conhecidos e tentam culpar o mercado, concorrência ou o governo do motivo de não vender mais.

Não é atoa que a Coca-Cola, Apple, Mc Donald’s, etc, investem pesado na imagem da empresa deles, isso é um dos motivos pelos quais eles são lideres de mercado, é fato que o mercado vem mudando, mas quando se fala de refrigerante a primeira lembrança de qualquer um sem dúvida é da Coca-Cola. Então vamos a primeira conclusão, estar e ser presente na vida do seu público é essencial. E essa postura não pode ser imediatista, pois custa dinheiro e tempo, porém é possível.

Seguindo esta linha de investimentos, existe algo que não necessita do desprendimento de muitos recursos e acredite é muito impactante, chama-se “experiência de consumo”, pode até parecer clichê, mas uma pessoa bem atendida com um produto de qualidade em suas mãos ela vai falar bem de você para duas ou três pessoas, já uma pessoa com sua experiência negativa, irá reclamar de você para dez amigos e ainda te difamar nas redes sociais. Ou seja, preocupe-se de verdade com o que seu cliente pensa da sua marca e vale lembrar que boas experiências não estão atreladas a altos investimentos, basta ter um bom produto e atendimento personalizado.

Recomendações é algo fundamental em uma marca, quando você envolve um cliente comum falando bem ou melhor ainda um influenciador categorizado como cliente, falando positivamente da sua marca e a experiência que ela proporcionou a ele, isso impacta muito de forma inconsciente o público.

Um plus ainda maior para sua marca, seria ter um propósito bem definido e que faça sentido diante do seu público, isso implicitamente ajuda a formar opiniões e começam a formar grandes defensores deste propósito.

Se sua marca aplica todas estas dicas atualmente e mesmo assim não consegue obter bons resultados, proponho uma reavaliação dos pontos, sendo eles: conhecer seu público, divulgar sua marca, estar próximo do cliente, proporcionar experiências positivas, estimular seu cliente a recomendá-lo a outros, ter um propósito divulgado se fizer sentido ao público, e sem dúvidas estar sempre preocupado com o que ele pensa e espera da marca.

Bom preencheu todos os requisitos e mesmo assim não obteve resultados? Então vamos para a lição 1 no próximo material: Entendendo melhor o cliente.



Até a próxima,

Ricardo Oliveira
Diretor comercial

Agência Marshal – Business Communication Intelligence

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