Conceitos da Administração de Marketing: Origem e evolução

Conceitos da Administração de Marketing: Origem e evolução

Você deve se lembrar de ter aprendido, na escola, que Gutenberg inventou a prensa tipográfica em 1450.

Essa invenção revolucionou a comunicação humana, já que, pela primeira vez, era possível produzir textos em massa e distribuí-los a mais pessoas. Afinal, antes disso, todos os textos tinham que ser escritos à mão.

 

Primeiro jornal

  • Apesar da invenção de Gutenberg, foi apenas no século XVII que jornais e revistas começaram a ser publicados em massa.
  • Muitos reconhecem o jornal alemão Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, de 1605, como o primeiro jornal.

 

Primeira revista

A primeira revista americana foi publicada em 1741, na Philadelphia.

The Gentleman’s Magazine, a primeira revista do mundo

Jornais e revistas, então, tornaram-se um meio interessante para que as empresas e os “marketeiros” do período publicassem seus anúncios.

 

O marketing e os espaços públicos: pôsteres e outdoors

 

É verdade que, com a possibilidade de imprimir panfletos, a divulgação ficou mais fácil. Mas ainda havia um problema: era preciso distribuir esses panfletos, um por um, às pessoas.

Logo, porém, alguém percebeu que seria muito mais fácil afixar um único pôster em uma via pública. Assim, todos os transeuntes veriam a mensagem, e o esforço necessário era muito menor.

 

 

O Marketing e o som: Rádio, TV e telefone

 

Com o século XIX e começo do século XX vieram novos meios de comunicação, por meio de invenções tão significativas e revolucionárias quanto a prensa de Gutenberg. Estamos falando, é claro, do rádio, televisão e telefone.

 

 

O Marketing e o som: Rádio, TV e telefone

 

Apesar de o telefone ter sido inventado antes, em 1876, ele desenvolveu-se de maneira lenta. Assim, foi apenas em 1946 – quase cem anos depois – que a penetração desse equipamento nas casas americanas atingiu 50%. E, claro, ele passou a ser usado para o famoso telemarketing.

 

 

O Marketing e a era digital: Celulares, computadores, impressoras e a internet

 

  • Depois da invenção da televisão, foi preciso esperar mais algumas décadas por uma nova revolução.
  • Finalmente, em 3 de Abril de 1973, foi feita a primeira chamada por celular. Então, em 1981, a IBM apresenta o computador pessoal e, em 1984, a Apple lança seu icônico Macintosh.

 

 

Anos 90

 

E, na década de 1990, ocorreu o boom da internet — não apenas para fins militares e industriais, como era no começo, mas pelas pessoas comuns também.

Quatro grandes marcos em um período de 10 anos, que mudariam completamente o futuro do Marketing!

Com o computador pessoal, vieram as impressoras pessoais. Isso permitiu que a publicidade impressa fosse feita com muito mais facilidade e, novamente, elevou a importância dos anúncios em jornais.

Os resultados foram visíveis. Em 1972, a revista Life tinha sido cancelada (após 36 anos de publicação) devido à competição da TV. Então, em 1985, essa mídia renasceu, atingindo receita de US$25 bilhões.

Outra consequência do computador pessoal foi tornar possível o acesso à internet e e-mail. Em 1994 foi enviada a primeira mensagem automatizada em larga escala – o primeiro spam, que atingiu milhares de usuários.

Essa foi uma demonstração do poder de alcance do e-mail marketing, para o bem ou para o mal. Como resultado, hoje, ele faz parte de qualquer estratégia de Marketing bem-sucedida.

 

Atualidade

 

Hoje o principal meio de marketing é o canal digital, sendo conhecido popularmente como Marketing Digital.

Seus principais canais são conhecidos e utilizados por mais de 80% da população mundial sendo eles: Google, Facebook, Instagran, You Tube, Whatsapp, etc.

 

  • Hoje, a grande tendência do Marketing Digtal é o Inbound Marketing, que responde ao perfil e às demandas do consumidor do século XXI.
  • O Inbound Marketing está alinhado com a realidade desse indivíduo que nasce e cresce mergulhado em informação, buscando aprender e entender antes de tomar qualquer decisão de compra.
  • E usa todos os recursos tecnológicos, obtidos através da evolução histórica que você acabou de acompanhar, para estabelecer um vínculo, uma comunicação consistente.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.