15 de setembro é o dia do cliente, o sucesso dele será o seu!

Se o seu cliente tiver sucesso…

você terá também! ?

Com o crescimento das mídias e canais digitais, a forma de consumir produtos e serviços mudou de modo abrupto a visão de todo o consumidor, seja ele consumidor final ou empresa. Não se “empurram” mais produtos para ninguém, são necessários investimentos em relacionamento e comunicação para que os clientes tenham interesse e tornem-sem potenciais oportunidades.

Relacionamento e agregar valor ao trabalho, nunca foram tão importantes quanto agora e vender exige conhecimentos e esforços verdadeiros para se atingir um potencial cliente. Sua empresa possui o segmento de mercado para atuação bem definido?

Se sim, o relacionamento da sua empresa com o cliente é nutrido periodicamente? Seja via ação direta ou indireta? Pense sobre isso e em como seu cliente te enxerga, será que a forma que a sua empresa trabalha é a forma que você gostaria que trabalhassem com vocês?

Vale ressaltar que o êxito de seu cliente afetará diretamente você, uma vez que se o seu trabalho contribuir com o sucesso dele, a parceria perdurará por muito tempo. Invista em melhoria contínua e agilidade de aprendizagem, treine sua equipe para atuar da melhor forma com os clientes, inclua regras e as cumpra, se comprometa em sempre melhorar, seja honesto quando algo não for possível de se realizar.

Com os passos abaixo, o relacionamento com o cliente poderá ser mais duradouro.

?Esteja sempre atento aos comentários, reações e comportamento dos consumidores. Eles muito podem indicar sobre sua satisfação (e também sobre como estão satisfeitos com os concorrentes da sua empresa).
?Continuamente faça uma análise da sua empresa e busque descobrir onde ela está falhando ao oferecer uma ótima experiência aos seus clientes.
?Seu consumidor precisa sentir que você realmente se importa com ele e busca sinceramente resolver o seu problema.
?Nunca considere a venda como a conclusão do relacionamento com o cliente.
?A comunicação constante e de qualidade com os seus clientes ajuda a mantê-los informados, próximos e propensos a voltar.
?Seja ágil para lidar com as reclamações do cliente, e não encare as críticas como problemas, mas como oportunidades de melhoria.
?Faça investimentos que, de fato, ajudem a impulsionar a satisfação dos clientes.

Até a próxima,

Ricardo Oliveira
Diretor comercial

Agência Marshal – Business Communication Intelligence

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