COMO INOVAR EM SEU NEGÓCIO

COMO INOVAR EM SEU NEGÓCIO

Está cansado da mesmice e não consegue repensar seu negócio? A desmotivação tomou conta da sua organização? Fique tranquilo, neste artigo você aprenderá práticas valiosíssimas sobre inovação para oxigenar a sua empresa, equipes e deslanchar em seu negócio!

Você sabia que histórias de sucesso das empresas possuem características em comum? Além de trabalharem uma constante de inovação estratégica de valor?

Calma que a gente explica tudo para você! O grande segredo consiste em oferecer ganhos perceptíveis no valor para os compradores e liderança de custo, mas como fazemos isso? A ideia chave consiste em explorar mercados inexplorados e também conhecidos como os famosos oceanos azuis, que tornam a concorrência irrelevante. Para que isso seja possível, precisamos partir da seguinte premissa:

1 – Reconstrua as fronteiras de mercado, reflita sobre seu negócio, reúna a equipe, chega de mais do mesmo, é o momento de deixar as ideias fluírem e um brainstorming pode ser um bom começo, afinal o Cirque du Soleil começou assim..

2 – Concentre-se no panorama geral, note o que todos fazem para seguir caminhos diferentes e propor novas ações.

3 – Vá além da demanda existente, lembre-se uma boa ideia dita mercado e cria sua demanda, mesmo que ela ainda não exista.

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4 – Acerte a sequência estratégica, faça com que todos da sua equipe estejam alinhados com a sua visão. Para que isso seja possível, supere as barreiras organizacionais e introduza a execução na estratégia.

Para avaliar o valor necessário para a criação de um oceano azul é necessário partir de um modelo de diagnóstico que capte a situação atual no espaço do mercado conhecido, compreendendo em quais atributos se baseia a competição, e o que os clientes recebem.

Por fim, trabalhe com o modelo das 4 ações:

Reduzir, eliminar, elevar e criar, por meio desse modelo é possível criar uma nova curva de valor que leva em consideração a premissa anteriormente mencionada de “reconstruir as fronteiras de mercado” ao identificar oportunidades atraentes, focando nos não clientes e segmentando de forma mais refinada.

Avalie a viabilidade da inovação

As perguntas que você e sua equipe devem responder após a idealização da inovação são: a inovação é útil para o cliente? O preço é acessível para uma massa de clientes? A empresa será capaz de cumprir a meta de custo para lucrar ao preço estratégico?  Por fim, faça um teste com seu possível cliente de forma que seja possível ele analisar a oferta e lhe passar um feedback.

E aí vamos inovar? 😉

 

Até a próxima,

Ricardo Oliveira
Diretor comercial – Agência Marshal
Comunicação estratégica

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